No dia 27 de novembro de 2019, a Prefeitura Municipal de Jenipapo de Minas através do Prefeito Carlos Sena (Coca), realizou Reunião com a Promotoria de Justiça de Minas Novas/MG, para tratar de assuntos relacionados à preservação e recuperação ambiental da Área de Preservação Permanente da Barragem do Setúbal.
Além da Promotora de Justiça, Tatiane Aparecida de Almeida e demais representantes da Promotoria, estavam presentes o Prefeito Municipal, Carlos Sena, o Presidente da Câmara de Jenipapo de Minas, Enivaldo Muniz, Vereadores, representante da SEAPA, SUPRAM, SEMAD, Terra Consultoria, Emater, Associações, STR, Secretários e Diretores Municipais, representantes das cidades de Francisco Badaró/MG e Araçuaí/MG e moradores do município.
A afirmação de fiscalização das APPs (Áreas de Proteção Permanente) contra irregularidades, invasão de gado e quebra de cerca foi um ponto importante, uma vez que a quebra das regras configura crime ambiental e pode gerar apreensão dos animais, multas e mesmo prisão para os responsáveis.
A Reunião foi animadora e contou com o compromisso da Promotoria no auxílio das ações contra o Estado, para a recuperação da Barragem e das áreas degradadas, limpeza das águas, reconstrução das cercas, instalação do sistema para transposição dos peixes, dentre outras melhorias.
Trabalhos para recuperação de uma pequena área, como teste piloto, já foram iniciados e serão pagos em conjunto, pela Prefeitura de Jenipapo de Minas/MG e pelas Prefeituras das cidades de Araçuaí/MG e Francisco Badaró/MG.
Administração 2017/2020, em busca da preservação dos recursos naturais da região.